O estado de ansiedade é diferente de um transtorno de ansiedade, ansiedade por definição é uma apreensão, um sentimento de constante aleta frente a um perigo futuro incerto. Quando se apresenta como um estado, pode até ser benéfica pois impulsiona o indivíduo a ser mais cuidadoso, mas quando chega a ser um transtorno é porque já se tornou uma resposta condicionada ao medo. Diversos autores relatam que o medo exerce um papel importante em nossas vidas. Quando um animal está encurralado, sua reação é de lutar ou fugir, essa reação automática, também presente no ser humano, existe como parte de um sistema de proteção. Contudo esse sistema pode estar desregulado, gerando reações desnecessárias e desproporcionais, causando dessa forma um verdadeiro transtorno. Afeta o sono, as reações emocionais ficam exageradas, prejudicando os relacionamentos sejam eles sociais, de trabalho ou amorosos.
O medo vai se misturando a outros sentimentos, pensamentos disfuncionais e expectativas distorcidas tornando-se cada vez mais complexo o que se sente, e quando menos se percebe o estado de ansiedade já se encontra generalizado.
Começa com o medo, medo de passar vexame em uma reunião, medo de não conseguir pagar as contas, medo de não dar conta de determinada situação... Então o corpo aprende, fica condicionado a reagir dessa forma. Cria-se um hábito, passando a interpretar tudo como uma grande ameaça, sobrecarregando o sistema físico e mental.
Muitas pessoas se acostumam, não se dão conta de que estão por muito tempo cultivando e alimentando esses sentimentos, passando a experimentar problemas físicos ou mentais, que surgem ou são agravados por conta do estado de ansiedade. Tais como: gastrites, pressão alta, síndrome do pânico, fobia social...
O transtorno de ansiedade deve ser tratado, pois é possível conviver bem com a ansiedade crônica mediante tratamento, onde procura-se identificar os medos e modular as reações devendo buscar sempre corrigir os excessos, compreender os sintomas e como eles se apresentam, desenvolvendo estratégias para impedir que a ansiedade se torne novamente um transtorno.