Terapia em grupo:
entenda mais sobre como funciona essa prática

As sessões em grupo são uma modalidade de atendimento psicológico com objetivos e estratégias clínicas diferentes dos da psicoterapia individual. Por definição o atendimento em grupo é um tipo de psicoterapia que envolve mais de três pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo. Nesse caso, além de ter contato com o psicólogo, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros participantes. Em média, essas sessões têm duração de uma hora e meia a duas horas. Outra diferença da psicoterapia em grupo, é que geralmente ela é mediada por dois psicólogos. Ainda que um deles seja a referência de intervenção no grupo, o ideal é que tenha um outro psicólogo auxiliando. Os grupos terapêuticos podem funcionar de maneira livre ou temática. A modalidade mais comum é a temática, nele, são reunidas pessoas com vivências semelhantes. Um dos aspectos mais marcantes da psicoterapia em grupo é a existência de objetivos em comum.

Essa modalidade terapêutica requer uma abertura maior dos pacientes, já que eles vão se expor diante de outras pessoas. Com isso, essa modalidade de psicoterapia, exige também maior esforço do psicoterapeuta, que se torna responsável por mediar diversos processos ao mesmo tempo. Contudo, a terapia em grupo favorece a socialização, construindo um espaço seguro para que os pacientes possam se expor diante de outras pessoas. Assim, é possível ajudá-los a enfrentar questões como por exemplo a timidez, a dificuldades de se relacionar com outras pessoas, proporcionando o acolhimento e a aceitação do indivíduo pelo grupo, dessa forma é possível até o desenvolvimento de habilidades sociais, nessa situação é muito comum que as pessoas se sintam sozinhas em seu sofrimento ao enfrentar algum tipo de problema emocional ou transtorno o grupo ajuda a desenvolver alguns aspectos sociais essenciais mesmo quando esse não é o foco principal do processo psicoterapêutico, é uma de suas principais consequências. Pessoas que passam por essa vivência se tornam mais capazes de ouvir o outro, desenvolver empatia, comunicar-se com eficiência e construir relacionamentos mais saudáveis.

Um ponto atrativo na psicoterapia em grupo é custo menor, geralmente o valor é mais acessível tornando mais viável economicamente a possibilidade de atendimento psicoterápico.

Cabe ressaltar que nem todas as pessoas vão conseguir se beneficiar da modalidade de psicoterapia em grupo. Por isso, é indicado que o psicólogo faça uma avaliação dos pacientes para saber se esse paciente tem condições de compor o grupo. Essa avaliação pode ser feita em uma entrevista inicial, o objetivo é analisar o perfil da pessoa e esclarecer sobre o funcionamento da terapia em grupo. Caso seja identificado algum transtorno maior é necessário que o atendimento seja feito de forma individual podendo ser proposto ao paciente que seja atendido tanto em sessões individuais quanto na modalidade de grupo se este assim o desejar. Vale ressaltar que as modalidades aqui citadas não são excludentes.
Essa modalidade de psicoterapia exige muitas habilidades do psicólogo que a conduz. Trabalhar com grupos tem diferenças acentuadas em relação às sessões individuais. Por isso, é necessário que o psicólogo esteja preparado.
É fundamental promover um bom engajamento no grupo, incentivando o respeito e o sigilo entre todos.
Logo no início da formação do grupo, o psicólogo deve lembrar a importância do sigilo e as regras do grupo para que fiquem bem claras, e sempre que necessário relembrá-las, é de extrema importância que os participantes resolvam seus conflitos e mantenham relações saudáveis entre si.

Outro ponto importante é considerar sempre os feedbacks dos pacientes para planejar as intervenções.

Contatos

Telefone
contato@simplesmentesaude.com.br
Rua Dr. João Cupertino, 295 sala 405 Centro Macaé

Sobre Nós