Avaliação Neuropsicológica de Crianças em Idade Pré-escolar 

Muitas pessoas perguntam o porquê avaliar crianças em idade pré-escolar, são tão pequenas. Muitos pais se negam a acreditar que seu filho possa ter algum problema, quando este não é incapacitante, geralmente acham que quando crescer isso, seja o que for isso, vai passar. Ocorre que a identificação precoce de potenciais problemas permite a elaboração de estratégias de intervenção mais adequadas e desde muito cedo. Com a avaliação precoce é possível que se possa fazer uma intervenção antes que estes potenciais problemas amadureçam, podendo em muitos dos casos maximizar o desenvolvimento até mesmo em crianças com disfunções do sistema nervoso central, assim como a possibilidade de auxiliar os familiares em situações difíceis ao lidar com esta criança. Autores como Anselmi, Piccinini, Barros e Lopez (2004) consideram que os anos pré-escolares são uma janela crítica para a intervenção de problemas de conduta. Na faixa considerada entre 2 e 6 anos de idade percebe-se que os problemas ainda são brandos. De fato, entre o nascimento e os 3 anos percebe-se um intenso desenvolvimento neural, sinapses são formadas rapidamente e dos 2 aos 3 anos o cérebro da criança já possui aproximadamente o dobro das conexões sinápticas que o indivíduo terá em toda a sua vida. Daí vem a importância de se trabalhar as intervenções precocemente, elas permitem maximizar o desenvolvimento obtendo assim um melhor resultado.

Contatos

(22) 99927-9022
contato@simplesmentesaude.com.br
Rua Dr. João Cupertino, 295 sala 405 Centro Macaé

Sobre Nós